OS BENEFÍCIOS DO INFRAVERMELHO LONGO

 O SOL É FONTE DE ENERGIA PARA TODOS OS SERES VIVOS PODEREM EXISTIR AQUI NA TERRA

four person standing on cliff in front of sun


INFRAVERMELHO LONGO

O que é infravermelho longo e como ele funciona?
O infravermelho longo, ou R.I.V.L, é um raio não perceptível à visão e é parte do espectro natural dos raios solares, que são divididos ainda em outras duas categorias de comprimento de onda: a curta e a média.

Os efeitos benéficos do R.I.V.L decorrem de sua capacidade de penetrar o corpo cerca de cinco a sete centímetros, aumentando a temperatura corporal e contribuindo para o funcionamento do organismo. Ao contrário das ondas médias e curtas, essa forma de energia de luz solar não tem influência dos raios UV (ultravioletas).

Ao entrar em contato com os tecidos subcutâneos pela pele, a sua energia luminosa é transformada em energia térmica. Isso faz com que a temperatura da superfície do corpo aumente. O calor causa a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue e contribuindo para que o corpo elimine toxinas. Além disso, ele apresenta a capacidade de penetrar, irradiar e refletir.

Quais são os efeitos dessa energia no nosso corpo?
Entre os efeitos que esse aumento de temperatura nas profundas camadas dos tecidos corporais promove, podemos destacar:

ativa moléculas de água;
melhora o nível de oxigênio;
contribui para a fluidez do sangue;
elimina resíduos;
reduz o nível de acidez;
repara os sistemas nervoso e de transpiração;
previne o surgimento de bactérias.
Ele também auxilia no tratamento de casos de artrite, cólicas menstruais, asma em crianças, diabetes, normaliza a pressão arterial alta e traz bons resultados em casos de fibromialgia.

Quais são seus benefícios práticos?
Nós já sabemos que o infravermelho longo penetra o nosso corpo e aquece os tecidos subcutâneos. Também temos ciência de que esse aquecimento gera uma série de efeitos positivos na nossa saúde, certo? Então, veja a seguir o que todos esses efeitos nos trazem de benefícios no dia a dia.

Elimina o cansaço e a fadiga muscular
Aumentando a mobilidade dos fluidos no corpo e melhorando a circulação sanguínea, o infravermelho longo contribui para melhor suprimento de nutrientes e oxigênio nas células, melhorando o metabolismo como um todo, combatendo cãibras e eliminando a fadiga.

Previne e combate o estresse
Os raios infravermelhos longos aquecem as fibras musculares e ajudam no equilíbrio da pressão arterial, relaxando os músculos, aliviando a tensão nervosa e reduzindo a dor nas terminações que podem beneficiar o desempenho físico e reduzir o estresse.

Alivia dores musculares, dores nas costas e nas articulações
Além de reduzir a tensão nervosa e contribuir para a redução das dores musculares, nas costas e na coluna, o R.I.V.L fortalece a concentração de cálcio intracelular e seu calor gerado promove o crescimento e fortalecimento ósseo, auxiliando no tratamento osteoarticular e apresentando resultados preventivos para a osteoartrite, osteoporose, entre outros.


Powered by Rock Convert
Melhora infecções e inflamações
Ao acelerar as taxas metabólicas celulares, o R.I.V.L estimula a atividade de mitocôndrias e enzimas ligadas ao desempenho do sistema imunológico, que combatem os agentes patogênicos infecciosos.

​Aumenta a elasticidade e fornece firmeza e maciez para a pele
O infravermelho longo acelera a recuperação dos processos traumáticos e pós-operatórios, promovendo a reconstrução do tecido lesado e auxiliando no crescimento de células reparadoras, como os fibroblastos, sendo assim importantes na recuperação de queimaduras, cicatrizes e problemas de pele.

Além disso, promovem mais elasticidade e firmeza à pele, já que melhoram o metabolismo e estimulam capilares e células relacionados a esse tecido.

Reduz o inchaço
Ao auxiliar a expansão microvascular, acelerar a circulação sanguínea, reduzir a pressão arterial e ajudar na retenção de líquidos, o infravermelho longo reduz o inchaço e alivia o cansaço das pernas e pés, comumente sentido devido às atividades realizadas ao longo do dia.

Auxilia na perda de peso
A melhora no metabolismo induz à perda do peso, já que o infravermelho longo aquece o corpo e ajuda na queima de calorias. Além disso, ao se desprenderem das veias e artérias, as moléculas de gordura caem na corrente sanguínea e são eliminadas por meio da urina, o que acaba por contribuir com a redução das taxas de colesterol.

Melhora a qualidade do sono
Por fim, ao reduzir a fadiga do corpo ao longo do dia, melhorar o metabolismo, a circulação e promover o crescimento de células importantes para a função do nosso organismo, é possível sugerir que o R.I.V.L contribua para um sono mais duradouro e revigorante e a realização de atividades ao longo do dia com menos ansiedade e maior disposição.

Onde encontrar o infravermelho longo?
O infravermelho longo é emitido naturalmente pelos raios solares no início da manhã e no final da tarde. Nesse caso, é possível absorvê-lo ao tomar sol.

A radiação solar emite outros raios ao longo do dia além do infravermelho longo, como os raios UV, que podem causar danos à saúde. Por isso, o horário ideal para tomar sol é na parte da manhã, antes das 10 horas, e no final da tarde, após as 16 horas.

Cientistas japoneses descobriram uma onda luminosa com comprimento de onda entre 4 e 14 mícrons, semelhante aos raios solares emitidos no início da manhã e ao final da tarde. A matéria-prima, nesse caso, foi um produto derivado da fusão da Platina, do Alumínio e do Titânio, gerando um coloidal com pastilhas em poliéster que emitem a R.I.V.L.

A partir desse composto coloidal, muitos produtos são criados para agregar benefícios ao ser humano, como peças de vestuário (bermudas, pijamas, calças, bodies modeladores, cintas, faixas abdominais e outros), palmilhas ortopédicas, máscaras para dormir, pulseiras e até os colchões, que oferecem os benefícios do R.I.V.L enquanto a pessoa estiver descansando.

Esses colchões têm a inclusão de Platina Photon e emanam infravermelho longo de 4 a 14 microns, que ativam cerca de 60 trilhões de células do nosso corpo. Além da aceleração do metabolismo, eles proporcionam sono revigorante, eliminação de toxinas e todos os benefícios que já citamos acima.

Agora que você descobriu como o infravermelho longo contribui para melhorar a sua saúde, descubra também os benefícios da manta com massagem e garanta ainda mais qualidade no seu dia a dia!